A dupla Martine Grael, 25, e Kahena Kunze, 25, conquistou a medalha de ouro na classe 49er FX na vela. Elas ficaram em primeiro na última regata e chegaram ao pódio em sua Olimpíada de estreia. A vitória veio após as brasileiras virarem a quinta e última boia do percurso. Elas ficaram atrás da equipe da Nova Zelândia durante quase toda a regata, mas ultrapassaram as adversárias escolhendo outro lado no percurso final e terminaram dois segundos à frente. Martine e Kahena chegaram à última prova tecnicamente empatadas com as equipes da Espanha, Nova Zelândia e Dinamarca. A prata ficou com as neozelandesas, e o bronze, com as dinamarquesas.

Ao fim da prova, elas mergulharam nas águas da baía de Guanabara. Ao chegarem à areia, foram carregadas a bordo do barco. O telão na praia do Flamengo tocou o “Tema da Vitória”. O pódio de Martine, filha de Torben Grael (cinco vezes medalhista olímpico), e de Kahena, filha do campeão mundial Cláudio Kunze, era o mais esperado no esporte. Elas conseguiram confirmar o favoritismo na classe que fez a competição mais disputada da Olimpíada do Rio.

ap_vela_feminina_podio_57_204_4426_2896

 

 

Fonte: http://www2.valor.com.br/olimpiadaRio2016/4677159/rio-2016-brasileiras-martine-e-kahena-conquistam-o-ouro-na-vela